Vergonha nacional...

VS

Factos:
*-Autarca, Fátima Felgueiras, assume a posição de presidente da câmara de Felgueiras, pela primeira vez no mandato 1995-2001.
*-Em 2001 é reeleita, mas não cumpre o mandato até ao fim.
*-No dia 5 de Maio de 2003, foge para o Brasil
*-No dia 7 de Maio de 2003, é dada como foragida e indiciada pela pratica de 23 crimes de burla e peculato do processo chamado “saco azul”.
*-Do Brasil, telefona e dá entrevistas em directo ao longo de dois anos, para as várias estações televisivas portuguesas.
*-No dia 21 Setembro de 2005, aterra em Portugal, acenando com o papel de, imunidade para candidatos autárquicos.
*-É presente a tribunal, acompanhada pela PJ que a esperara no aeroporto, e sai em liberdade, com proibição de se ausentar do Pais.
*-O povo de Felgueiras grita nas ruas, pelo seu nome.
*-A candidata, aceita todos os debates e entrevistas, onde aproveita para ridicularizar os mecanismos judiciais portugueses.
*-É reeleita presidente da câmara de Felgueiras, com uma percentagem esmagadora.
*-Escutas telefónicas e depoimentos das principais testemunhas, ouvidas pelo M.P., anuladas.
*-Julgamento volta a estaca zero, M.P. estuda mesmo a viabilidade da acusação sem as agora anuladas escutas telefónicas e testemunhos. Nova data agendada para finais de 2006.



Quanto aos factos, está basicamente tudo dito, indo mais fundo seria talvez importante saber, como é que a Sra. Fátima Felgueiras sabia que iria ser detida preventivamente dois dias antes de tal ser decretado? É que tendo estes dados em seu poder ela consegue, deslocar-se para Madrid de carro, onde apanha um avião para o Brasil.
Seria também importante perceber, como é que os depoimentos das principais testemunhas de acusação são anulados e invalidados? É um facto que essas mesmas testemunhas foram declaradas arguidas, logo passam a não poder acusar a autarca, no entanto esta questão já tinha sido apontada anteriormente e tinha à priori um solução juridicamente simples, se as testemunhas, agora arguidos tivessem sido dadas como arrependidos, os seus testemunhos eram agora absolutamente validos, assim, nada disto foi feito e veio a acontecer o pior. E por isto ainda mais duvidas se levantam. Será que há mais, e/ou maiores, interesses neste processo? Quem no M.P. teria interesse em que tudo se resolvesse antes de ir de facto a julgamento? O papel da justiça será o de bobo da corte? A polícia judiciária andará a trabalhar para nada? Os juízes que ultimamente tanto se queixam, não tem uma palavra a dizer sobre a vergonha que este caso lhes trás para a justiça que tanto prezam? Enfim, de facto isto são tudo questões pertinentes, que convêm serem bem esclarecidas, mas a ideia com que fico é que eventualmente serão é bem esquecidas… Por fim, uma palavra ao grande povo de Felgueiras, certamente cheio de boa gente, mas perdoem-me a expressão, quem coloca no poder alguém que esta acusado do tantos crimes envolvendo dinheiros públicos, ou é distraído, ou influenciável de mais. Os influenciáveis de mais, normalmente são pobres de espírito, e isto é o melhor que deles se pode dizer. Qualquer dia, as prisões são para as pessoas honestas, visto que as minorias são mais "faceis" de serem "confinadas"…

Sorrindo e caminhando, a vida, vamos levando...


Comentários

Mensagens populares