"O bom nome..."

Enquanto seguia em mais uma viagem, num dos já famosos e apinhados comboios Indianos, Ashoke lia tranquilamente “O Capote” do autor russo Gogol...
Quando o comboio acidentalmente descarrila, e se pensa não existirem sobreviventes, Ashoke segura firmemente no livro empunhado-o no ar, fazendo assim notar, numa montanha de destroços e devastação…
Começa assim o novo filme de Mira Nair...

Pejado de elementos tipicamente folclóricos e ocidentalmente reconhecidos como Indianos, o novo filme de Mira Nair, desenrola-se à imagem do que os americanos e europeus acham deste povo, sabem desta cultura, sonham destas gentes...
Fazendo a ponte historico/geografico/cinematográfica entre a India e os Estados Unidos, está, a recentemente formada família Ganguli, constituída pelos até então desconhecidos Ashoke e Ashima.
Chegados ao Graal das oportunidades, o casal tem algum tempo de habituação ao local, a cultura, e a eles próprios, acabando finalmente por se integrar na comunidade, e por se amarem na intimidade.
Com a chegada do primeiro filho, o nome Gogol é-lhe atribuído como sinal de reconhecimento e apreço ao autor russo amado.
Toda a vida de Gogol, é-nos apresentada como indefinida, como um americano pouco identificado, como um Indiano fugitivo da sua cultura mãe, roçando a agressividade quando confrontado com estas duas realidades, ou siplesmente alheando-se de um mundo no qual nao se revia.
O filme vai correndo, a um ritmo muito próprio, cheio de cor e vagaroso, até que tudo se precipita e a vida romântica de Gogol passa a ser o elemento mais importante do filme.
À margem da trama feita para ocidental ver, destaca-se o excelente papel de Ashima, cuja estreante protagonista Tabu, não deixou duvidas quanto ao seu potencial e a sua beleza.
Para o final, e na sequência de alguns acontecimentos mais vivos e marcantes, Gogol acaba por se descobrir finalmente…
A realizadora Mira Nair, que também nos deu "Casamento Debaixo de Chuva", mostra mais uma vez, que o cinema indiano de exportação, é isso mesmo, um produto que tem, aquilo que quem o vai ver, gosta…
Excelente banda sonora, doce e delicada em vez do “kitsch” da musica indiana que estamos habituados.
Filme parcialmente recomendado, por comentários de passagem…

Comentários

Neptuna disse…
Adoro Mira Nair.. Obrigada por me ofereceres essa informação. Tenho que ver esse filme!

Mensagens populares