Amanhecer na Miuzela do Côa…

Acordei cedo, os parceiros de fim-de-semana ainda dormitavam serenamente, mas o resmungar da agua a passar no sistema de aquecimento central, não me deixava pensar com clareza, e não me deixava dormir com tranquilidade, conclusão, banhinho e bora lá conhecer Miuzela mais a fundo, com a luz do sol timido a servir de guia…
Sigam-me, através da escrita, que isto vai ser emocionante, tentem acompanhar a eloquência apaixonada das minhas palavras…ok, já está, acabou, Miuzela é isto tudo...
Sendo um bocadinho mais rigoroso, Miuzela do Côa é uma pequena Aldeia com vista para a Serra da Estrela, pertencente ao concelho de Almeida. Tem cerca de 400 habitantes, mas segundo consta, a população aumenta para 4 a 5 vezes, durante os meses de Verão…estes dados carecem de confirmação.
A arquitectura é típica da zona circundante a serra da estrela, embora o número de casa bem recuperadas e de aspecto agradável a vista, seja muito diminuto, o desinvestimento e a desertificação, levam a estas coisas.
As ruas acordam, pouco agitadas, ou quase paradas, meia dúzia de carros, uma dúzia de pessoas, mas tanto os carros, conduzidos por afáveis locais, como os pedestres, dirigem-se-nos sempre, mesmo que parando abruptamente, com um amigável e caloroso “bom dia”.
Quarenta minutos de caminhada e 25 fotos depois, o passeio acabava…não, não é a questão do citadino fraquinho, que não aguenta andar a pé muito tempo, é mesmo porque a aldeia é muito pequenina, embora em determinados ângulos, muito amorosa…

Comentários

Lita disse…
Fiquei com vontade de conhecer esse mundo "pequenino"....
Espero que tenha sido bom!
Olavo disse…
Foi muito bom, por varias razões...
Anónimo disse…
Estes "maricons" de cidade julgam-se muito cultos, mas sempre gostam de vir até cá encher a barriguinha.
Diz-me lá meu citadino quantas aldeias conheces maiores que esta nossa pequena cidade?
Anónimo disse…
Esta aldeia é cheias de "H", porque é histórica, hospitaleira, honrada, honesta, humilde, heróica, hábil, humanista, mas nuna hóstil ou hipócrita.
É uma aldeia cheia de tradições, de curiosidades e cujos habitantes e todos que lá tem a sua origem são bairristas e orgulhosos dos seus antepassados e dos valores que foram transmitidos e que apesar dos anos e da modernidade não foram alterados e que fazem com que todos sejam fraternos e onde a plavra ami8zade não é vã.
É uma aldeia que acolhe com emoção, com braços abertos todos os que lá queiram ir visitar e degustar as belas "pingas" e os óptimos manjares e enchidos e queijos e pimentos curtidos, e merujes, e biscoitos e óptimo e único pão e um genuino folclore, e sã camaradagem.
Pode dizer-se pequena, mas para nós ´+e grande demais para um país tão pequeno, dada a sua enorme dimensão humana, social, solidária.
Não comentem se saber, vão lá, usufruam de ares puros, de gente simpática e dada e depois digam se não há razões para dizer Miuzela é única, por isso gritamos bem alto Miuzela Arriba !

Luis Aires

Mensagens populares