As pessoas redundantes, que nos invadem a vida…continuação…

Partindo de um comentário antigo que aqui já deixei, volto agora, por força das circunstâncias em que me envolvo diariamente, a falar um pouco de tautologia e nas pessoas tautológicas, vulgo redundantes, e na estreita relação que as mesmas estabelecem com os corriqueiramente apelidados de "dadores", e em como estes se misturam na actual sociedade que temos.
A tautologia é, na retórica, um termo ou texto redundante, que repete a mesma ideia mais do que uma vez. Pode ser considerada um sinónimo de pleonasmo ou redundância. A origem do termo vem do grego tautó, que significa "o mesmo", mais "logos", que significa "assunto". Portanto tautologia, é dizer sempre a mesma coisa, em termos diferentes.
Na filosofia e em outras áreas das ciências humanas, diz-se que um argumento é tautológico, quando se explica por ele próprio, redundantemente ou falaciosamente. Por exemplo, dizer que "o mar é azul, porque reflecte a cor do céu, e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica. De forma análoga, um sistema é caracterizado como tautológico, quando não apresenta saídas à sua própria lógica interna, uma espécie de pescadinha de rabo na boca, na sua forma de gíria popular e não como prato gastronómico de afamada qualidade.
Pessoas redundantes, são todas aquelas, que baseiam a sua vida, e maneira de estar na mesma, nos princípios tautológicos, isto é, repetem as mesmas ideias, vezes e vezes sem conta. Nada de grave se passaria, caso as ideias de base fosse perfeitamente correctas…o que nem sempre acontece…
Os redundantes, são autistas na sua maneira de ver as coisas, vêem de uma forma muito clara, aquilo que acham ser a verdade absoluta, mesmo que seja uma verdade absurdamente desviante, (aqui até podem ser confundidos com idealistas inveterados) e depois insistem no seu périplo pelo mundo da redundância “loopiana”, tentando convencer tudo e todos, com a sua certeza açambarcadora, e absorvente de qualquer ideia externa…Quando confrontados, de uma forma perfeitamente justificada e alicerçada em saberes mais altos, o redundante usará da sua grande e ultima arma, “ficas com a tua, que eu fico com a minha”…
Quando encontramos uma pessoa redundante, que acumula arrogância na personalidade, então temos um exemplar perfeito de um sugador de paciência inveterado, que nunca desarma, e vence tudo e todos, pelo cansaço, pelo desgaste terminal…
…mas que cai, invariavelmente, no esquecimento…
As pessoas Redundantes, são normalmente acompanhadas, de perto, pelos Dadores incansáveis.
Os Dadores, são pessoas com relativamente baixa auto-estima, que vivem das graçolas de vão-de-escada, e das ideias, motivadoras e brilhantes, ditas a medo, que lhes permite sobreviver e deambular de forma quase despercebida, no meio dos verdadeiros idealistas e dos arrogantes Redundantes.
Incansáveis na maneira como dão, os Dadores, pecam na sua essência, pela pouca paciência que demonstram, em situações limite. Preparados para suportar quase tudo, há invariavelmente um dia, incerto na data, onde definitivamente rebentam para a vida, e para o mundo…
Não tendo sido brindados, com a gentileza e doçura tranquila dos Delicados, um grupo muito interessante do ponto de vista sociológico, mas pouco, do ponto de vista efectivo da evolução, os Dadores acabam por ser incompreendidos, quando um dia, dão “o murro na mesa” e dizem a plenos pulmões, “Basta, estou farto de pessoas redundantes, que nos sugam até ao tutano, e nada devolve de bom...”
Fica aqui um grande obrigado, aos vários Dadores que tenho encontrado pela vida, e que se prestaram a partilhar toda a sua sapiência e saber comigo. Fica também um agradecimento especial, embora possa não ser entendido, a todos os Redundantes que encontrei, por me mostrarem, em como não ser…
Quanto a mim, não sei ao certo como me qualificar, umas vezes acho-me numa “categoria”, outras noutra, vezes há em que em nenhuma me revejo nem sinto…talvez não haja um enquadramento perfeito para todos nós…posso ser eventualmente uma espécie de híbrido, o que não quer necessariamente dizer melhor, antes pelo contrario…
Sorrindo e caminhando, a vida vamos levando…

Comentários

Lita disse…
Excelente post.
Muito bom, mesmo.
Tentei encaixar-me numa das categorias mas, ou não fosse eu uma "rebelde sem causa", não encontrei nada onde "coubesse". :)

Abraço.

Mensagens populares